DD:HH
FALTAM
Qual o (TED)x que há em ti?
MAI Magazine | 25 Setembro 2013

No passado sábado, a Feira foi bombardeada com criatividade e inspiração. O TEDx esteve por Terras de Santa Maria a promover o urbanismo e o empreendedorismo, sob o mote da “Criatividade Urbana”. Paixões, motivações e experiências de 16 profissionais de sucesso levaram 100 pessoas à Biblioteca Municipal, para viajarem através das palavras de todos os oradores e voarem, bem alto, até às nuvens.

Entre mais de mil cidades, o papagaio do TEDx aterrou na pequena e medieval Santa Maria da Feira que tem, à semelhança de grandes metrópoles, voz e vozes no mundo da criatividade e do sucesso. A confiança no futuro inspirou um dia inteiro de talks, em que a partilha de experiências entusiasmou o ambiente vivido entre a assistência.

Para quem lá estava, o cheiro era ávido de ideias e as cores tinham fome de mais. O vermelho dos balões preenchia o teto e os fios percorriam o espaço quase até ao chão. Pendurado, na ponta, estava o X, disfarçado de papagaio de papel, que todos sabemos que pode voar. A mensagem da iniciativa parece óbvia: todos temos um fator X que nos pode fazer voar, mas como passar da ideia à prática? Para essa pergunta, 16 respostas através de experiências de vida e da fórmula para o sucesso.

Desde investigadores a fotógrafos, passando pela música, marketing ou até pelo desporto, o sucesso alcança-se em todas as áreas, e eles sabem como lá chegar. Investigador, formador e docente, Francisco Coelho acredita que “hoje, mais do que nunca, é possível sonhar”. “Nunca como hoje existem tantas oportunidades”, revelou o orador, que acrescentou que “inteligência, (in)formação e ideias” são os requisitos necessários para conseguirmos aquilo que queremos. Confiança, otimismo no futuro e motivação todos os dias é o conselho para a comunidade enfrentar as circunstâncias do presente.

Ricardo Vieira é músico e, para ele, ainda é possível acreditar e voar mais alto, até porque, nas suas palavras, “quando lutamos apaixonados, o universo torna-se nosso cúmplice”. Frederico Martins assina por baixo. O fotógrafo, natural da Feira, vive atualmente entre o Porto e Londres e admite que agora é o momento: “Estamos a viver um momento único de transformação e mudança e, por isso, agora faz ainda mais sentido acreditar que as coisas serão melhores no futuro para quem fizer as apostas certas”. Contudo, o premiado fotógrafo acredita que “não há fórmulas” e que “nada se faz sem muito trabalho e alguns sacrifícios”.

Estes três profissionais foram alguns dos oradores do TEDx Feira e têm muito em comum, desde a capacidade de lutar por aquilo em que acreditam até terem alcançado o sucesso. A Mai Magazine conversou com eles e não deixou nada ao acaso. Mas qual é, afinal, a importância da criatividade urbana? “Colocar um pouco de cada um ao serviço de todos” é a resposta de Francisco Coelho, mas Ricardo Vieira considera, por sua vez, que a “emulação” é o interesse do tema que motivou esta iniciativa. Resumindo e concluindo, Frederico Martins referiu que “a criatividade é importante em qualquer contexto e na situação atual é essencial para criar soluções para os desafios”, palavras que se adaptam a qualquer uma das teorias.

O balão TEDx definiu a imagem do evento, que procura respostas às perguntas de tantos que anseiam conhecer o segredo do sucesso. Através de talks inspiradores, o objetivo foi motivar e transpirar, ao longo de um dia inteiro, em torno da experiência dos oradores, mas também das novas ideias e da criatividade do público. Foi, também, através de um discurso inspirador que Martin Luther King revolucionou o mundo no passado. Quem seria capaz de o fazer nos dias que correm? Francisco Coelho, investigador, admite que o atual Papa Francisco poderia conseguir um talk dessa dimensão. Já o músico Ricardo Vieira acredita que apenas “pessoas com sentido humano e conhecimento inteletual acima da média do comum mortal” poderiam conseguir isso, “tais como a escritora Rita Ferro ou o pensador Eduardo Lourenço”. Frederico Martins, por sua vez, assegura que a grande crise que vivemos hoje se deve à falta de líderes. Nesse sentido, na ótica do fotógrafo, não existe ninguém “com o carisma, força e o carácter necessário para fazer um discurso capaz de mudar um país e o mundo”.

Muitos foram os parceiros que apoiaram o TEDx Feira e marcaram presença no evento que promove o conhecimento e o empreendedorismo, nomeadamente a Cerveja Vadia ou a Universidade Portucalense. Afinal, todos podemos criar e fazer o balão voar. Basta descobrir o X que há em nós!
 
tedx
NEWSLETTER

inscrições
 
 
Powered by Pontual