DD:HH
FALTAM
Programa do TEDxFeira inclui “chef” Ljubomir Stanisic e criador de robots pintores
Agência de Informação Regional | 19 Setembro 2013

A estreia das conferências TEDx na Feira, sábado, já tem o programa de oradores fechado, incluindo entre esses o chefe de cozinha sérvio Ljubomir Stanisic, cujo livro de culinária “Para-Quilómetros” foi adaptado como programa televisivo para o canal 24Kitchen.
Radicado em Portugal desde 1997, o “chef” foi eleito em 2005 como o “Melhor Chefe de Cozinha do Ano”, pela revista “Néctar”, e em 2011 integrou o júri do programa televisivo “MasterChef Portugal”, transmitido pela RTP.

Agora, Ljubomir Stanisic vai dar a conhecer a sua história pessoal e profissional no TEDxFeira, cujos organizadores declararam ter como principal objetivo “inspirar e fazer acontecer”.
Durante 12 horas, 16 oradores vão assim partilhar com o público as suas experiências sobre “Criatividade Urbana”, procurando incentivar os negócios e as cidades do futuro, tanto na sua componente física e arquitetónica, como em termos de recursos humanos e de inovação económica.
Entre esses conferencistas destaca-se também Leonel Moura, o pioneiro de Arte Robótica que, tendo criado robots capazes de pintar quadros, foi em 2009 nomeado Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação.
Outro speaker em destaque é o pianista Ricardo Vieira, que, lecionando em dois conservatórios franceses, é solista internacional de música de câmara, integra o duo MusicOrba com o japonês Tomohiro Hatta e vai na Feira apresentar com esse artista o que a organização anuncia como “uma performance única de uma obra de Ravel”.
O programa do evento conta ainda com a participação de Catarina Selada, responsável pela iniciativa “Índice de Cidades Inteligentes 2020” e pela Rede RENER – Living Lab para a Inovação Urbana. Outro orador em destaque será Carlos Martins, que foi um dos impulsionadores da recriação histórica Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, assumiu a direção executiva da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e agora preside à ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas.
O marketeer brasileiro Flávio Gart, o fotógrafo Frederico Martins e o administrador da única fábrica de lápis portuguesa, José Vieira, são outros dos conferencistas do primeiro TEDxFeira.
A sigla TED resulta de Technology, Entertainment, Design e representa uma associação sem fins lucrativos que nasceu nos Estados Unidos em 1984, a partir de um evento em que líderes mundiais como Bill Clinton, Bill Gates, Paul Simon e Al Gore expuseram as suas motivações com grande impacte no público.
O evento transformou-se assim numa referência internacional que gerou a solicitação de experiências TED noutras localizações, do que nasceu o conceito “TEDx” – um modelo de organização independente que, regendo-se pelas normas gerais aprovadas pelo TED, se replica em todo o mundo através de eventos adaptados às realidades locais.
Atualmente, o TEDx já chegou a mais de 1100 cidades de 130 países, através de 4.000 eventos e 15.000 intervenções orais. Na Feira, vai decorrer no auditório da Biblioteca Municipal, entre as 09:00 e as 20:00. Mais informações sobre o programa e o custo da participação no evento podem consultar-se em www.tedxfeira.com.
 
tedx
NEWSLETTER

inscrições
 
 
Powered by Pontual